;

terça-feira, 18 de agosto de 2009

sobre o espetáculo




No caminho de qualquer pessoa há um momento em que se faz necessário uma escolha, e essa escolha determinam o salto ou a queda. E é justamente este o movimento que apresentamos nesse espetáculo. O Córtex corresponde à camada mais externa do cérebro. É o local de representações simbólicas, o que ele representa ele processa e integra, e com isso irá responder com uma ação. Representa- Processa – Integra - Age. É a sede do entendimento, da razão. Se não houvesse córtex, não haveria linguagem, percepção, emoção, cognição, memória.
O movimento de um mundo criado à margem, nos subsolos e porões de onde surgem travestis, prostitutas, gays, lésbicas e michês. Arquétipos de um mundo obscuro que, por instinto de sobrevivência se submetem a qualquer tipo de humilhação e ao mesmo tempo criam um universo paralelo, particular de delírios e obsessões. Seus sonhos frustrados e suas identidades perdidas servem de instrumento para uma exacerbação do ser em uma constante busca pelo que ser perdeu.
Córtex surge com o objetivo de criar uma cena teatral direcionada à pesquisa de novas linguagens contribuindo para o surgimento de um novo perfil na cena contemporânea baiana rompendo com as estruturas tradicionais do teatro e fazendo com que a platéia pense, reflita e se sinta numa posição construtiva do espetáculo.
Utilizando ferramentas do teatro contemporâneo como a performance, vídeos, dublagem e uma dramaturgia de fragmentos. Córtex constrói uma cena dinâmica e contundente. A peça trata de temas como amor, os sonhos, identidade e vícios através de recortes de historias vividas ou sonhadas por personagens que representam os arquétipos desse universo: a prostituta, o michê, o travesti etc.
Córtex é um espetáculo intenso e imprevisível: reflexo de um mundo inacabado, um show performático num ambiente decadente é o pretexto para oito atores arrancarem suas máscaras e contarem todos os seus segredos, um panorama ao mesmo tempo amargo e sarcástico, de amores corroídos e fracassados, sonhos desperdiçados e identidades perdidas, investigando o que há de grotesco e sublime em uma busca desesperada por autenticidade.
Ficha Técnica
Concepção + direção: Thiago Romero
Diretor Assistente: Gustavo Nery
Dramaturgia: Thiago Romero+ Gustavo Nery e processo colaborativo com os atores
Atores: Duda Woyda + Gustavo Nery + Gilmário D`Souza + Jandiara Barreto + Karen Souza+ Luiza Bocca+ Márcia Gil-Braz + Marcus Sou`Sant + Victor Gally.
Figurino: Tina Melo
Assistente de figurino: Marcus Sou`Sant
Ambientação Cênica: Thiago Romero
Fotos: Diogo Baleeiro +Tina Melo+ Talitha Andrade
Paisagem Sonora: ZERO
orientação de coreografia: Tassia Gramacho
Iluminação: Marcos Fernandes
Programação visual:Thiago Romero
Produção: Bruno Rodrigues
Assistente de Produção: Jandiara Barreto
Realização: Gangorra Produções + Tempero Produções + Teatro da Queda

Nenhum comentário:

Postar um comentário