;

sábado, 15 de agosto de 2009

Córtex - função biológica



- O sistema nervoso e o sistema endócrino partilham a responsabilidade de manter a homeostasia do corpo.

- Cérebro é o principal órgão do sistema nervoso e o centro de controle de todo o corpo, tanto das ações voluntárias quanto das involuntárias.

- Adulto: 2% do peso do corpo e utiliza 20% do consumo energético.

- Criança: 12% do peso do corpo e utiliza 60% do consumo energético.

- O cérebro executa 3 funções básicas: sensorial (aferente), integrativa e motora (eferente).

- Arqueocórtex, Paleocórtex e Neocórtex.

- Brodmann – 52 áreas.

- O córtex cerebral corresponde à camada mais externa do cérebro, sendo rico em neurônios e forma sulcos para aumentar a área de processamento neuronal e desempenha um papel central em funções complexas do cérebro, como na memória, atenção, consciência, linguagem, percepção e pensamento.

- É um tecido fino (como uma membrana) que tem uma espessura entre 1 e 4 mm e uma estrutura laminar formada por 6 camadas distintas de diferentes tipos de corpos celulares de neurônios.

- É constituído por cerca de 20 bilhões de neurônios, que aparecem organizados em agrupamentos chamados microcolunas (unidades básicas do cérebro.

- É constituído de corpos celulares de dois tipos de células: as células da Glia (neurôglias) e os neurônios.

- Hemisferios esquerdo e direito

- LOBO OCCIPITAL (córtex visual); / LOBO FRONTAL (ações, movimento e pensamento abstrato); / LOBO TEMPORAL (sensoriais – toque, dor); / LOBO PARIETAL (auditivas).

- ÁREA DE WERNICKE, compreender as informações sensoriais (visuais e auditivas) associadas à linguagem.

- ÁREA DE BROCA, processa a linguagem por meio do controle dos músculos (motora) que criam os sons: boca, lábios e laringe.

- Áreas corticais...

- SISTEMA LÍMBICO : Comportamento emocional (tálamo), comportamento sexual (amígdala esepto), memória (hipocampo), aprendizado, emoções (corpo caloso – dor e agressão) e comportamento vegetativo (hipotálamo – digestão, circulação, excreção, etc.).

Duda Woyda




d


D

D

Nenhum comentário:

Postar um comentário