sábado, 22 de agosto de 2009
terça-feira, 18 de agosto de 2009
sobre o espetáculo
No caminho de qualquer pessoa há um momento em que se faz necessário uma escolha, e essa escolha determinam o salto ou a queda. E é justamente este o movimento que apresentamos nesse espetáculo. O Córtex corresponde à camada mais externa do cérebro. É o local de representações simbólicas, o que ele representa ele processa e integra, e com isso irá responder com uma ação. Representa- Processa – Integra - Age. É a sede do entendimento, da razão. Se não houvesse córtex, não haveria linguagem, percepção, emoção, cognição, memória.
O movimento de um mundo criado à margem, nos subsolos e porões de onde surgem travestis, prostitutas, gays, lésbicas e michês. Arquétipos de um mundo obscuro que, por instinto de sobrevivência se submetem a qualquer tipo de humilhação e ao mesmo tempo criam um universo paralelo, particular de delírios e obsessões. Seus sonhos frustrados e suas identidades perdidas servem de instrumento para uma exacerbação do ser em uma constante busca pelo que ser perdeu.
Córtex surge com o objetivo de criar uma cena teatral direcionada à pesquisa de novas linguagens contribuindo para o surgimento de um novo perfil na cena contemporânea baiana rompendo com as estruturas tradicionais do teatro e fazendo com que a platéia pense, reflita e se sinta numa posição construtiva do espetáculo.
Utilizando ferramentas do teatro contemporâneo como a performance, vídeos, dublagem e uma dramaturgia de fragmentos. Córtex constrói uma cena dinâmica e contundente. A peça trata de temas como amor, os sonhos, identidade e vícios através de recortes de historias vividas ou sonhadas por personagens que representam os arquétipos desse universo: a prostituta, o michê, o travesti etc.
Córtex é um espetáculo intenso e imprevisível: reflexo de um mundo inacabado, um show performático num ambiente decadente é o pretexto para oito atores arrancarem suas máscaras e contarem todos os seus segredos, um panorama ao mesmo tempo amargo e sarcástico, de amores corroídos e fracassados, sonhos desperdiçados e identidades perdidas, investigando o que há de grotesco e sublime em uma busca desesperada por autenticidade.
Ficha Técnica
Concepção + direção: Thiago Romero
Diretor Assistente: Gustavo Nery
Dramaturgia: Thiago Romero+ Gustavo Nery e processo colaborativo com os atores
Atores: Duda Woyda + Gustavo Nery + Gilmário D`Souza + Jandiara Barreto + Karen Souza+ Luiza Bocca+ Márcia Gil-Braz + Marcus Sou`Sant + Victor Gally.
Figurino: Tina Melo
Assistente de figurino: Marcus Sou`Sant
Ambientação Cênica: Thiago Romero
Fotos: Diogo Baleeiro +Tina Melo+ Talitha Andrade
Paisagem Sonora: ZERO
orientação de coreografia: Tassia Gramacho
Iluminação: Marcos Fernandes
Programação visual:Thiago Romero
Produção: Bruno Rodrigues
Assistente de Produção: Jandiara Barreto
Realização: Gangorra Produções + Tempero Produções + Teatro da Queda
trechos...
Você lembra quando eu te conheci, era engraçado, eu tava tão inteira e tão partida ao mesmo tempo, você olhou para mim e disse que a coisa mais bonita que você faz é acender um cigarro de uma outra pessoa. Eu lembro que eu tinha um entre os dedos, você pegou o isqueiro e acendeu: como cena de algum filme, sei lá. Eu lembro até hoje disso tudo. Depois nos brilhamos como a lua. E quando eu gozei, eu chorei. Dizem que quando o gozo sai como lagrimas e sinal de que o corpo todo está se derramando em um êxtase qualquer, que nós ainda não sabemos. E eu não sabia. Eu era assim movida por uma eletricidade que eu não entendia. Agora você me diz que... E eu não te digo nada. Apenas assim... aconteceu... o tempo não viverá se tocar a minha boca.
trechos...
trechos...
material do processo
sábado, 15 de agosto de 2009
Córtex - função biológica
- O sistema nervoso e o sistema endócrino partilham a responsabilidade de manter a homeostasia do corpo.
- Cérebro é o principal órgão do sistema nervoso e o centro de controle de todo o corpo, tanto das ações voluntárias quanto das involuntárias.
- Adulto: 2% do peso do corpo e utiliza 20% do consumo energético.
- Criança: 12% do peso do corpo e utiliza 60% do consumo energético.
- O cérebro executa 3 funções básicas: sensorial (aferente), integrativa e motora (eferente).
- Arqueocórtex, Paleocórtex e Neocórtex.
- Brodmann – 52 áreas.
- O córtex cerebral corresponde à camada mais externa do cérebro, sendo rico em neurônios e forma sulcos para aumentar a área de processamento neuronal e desempenha um papel central em funções complexas do cérebro, como na memória, atenção, consciência, linguagem, percepção e pensamento.
- É um tecido fino (como uma membrana) que tem uma espessura entre 1 e 4 mm e uma estrutura laminar formada por 6 camadas distintas de diferentes tipos de corpos celulares de neurônios.
- É constituído por cerca de 20 bilhões de neurônios, que aparecem organizados em agrupamentos chamados microcolunas (unidades básicas do cérebro.
- É constituído de corpos celulares de dois tipos de células: as células da Glia (neurôglias) e os neurônios.
- Hemisferios esquerdo e direito
- LOBO OCCIPITAL (córtex visual); / LOBO FRONTAL (ações, movimento e pensamento abstrato); / LOBO TEMPORAL (sensoriais – toque, dor); / LOBO PARIETAL (auditivas).
- ÁREA DE WERNICKE, compreender as informações sensoriais (visuais e auditivas) associadas à linguagem.
- ÁREA DE BROCA, processa a linguagem por meio do controle dos músculos (motora) que criam os sons: boca, lábios e laringe.
- Áreas corticais...
- SISTEMA LÍMBICO : Comportamento emocional (tálamo), comportamento sexual (amígdala esepto), memória (hipocampo), aprendizado, emoções (corpo caloso – dor e agressão) e comportamento vegetativo (hipotálamo – digestão, circulação, excreção, etc.).
Duda Woyda
d
D
D